segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mensagem de boas vindas


Boas vindas…

Bem vindos leitores!

Este espaço é criado para divulgar as iniciativas da equipa de coordenação pedagógica do curso profissional de técnico de apoio psicossocial lecionado no Agrupamento de Escolas de Valdevez, da responsabilidade dos professores Tiago Silva e José Barros.

Começamos por perguntar, quem é o técnico de apoio psicossocial? Qual a sua importância no contexto do trabalho de acção social?

O Técnico de Apoio Psicossocial é um profissional qualificado apto a promover, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária. O ´TAP - técnico de apoio psicossocial - é um técnico profissional adequado para auxiliar os indivíduos/comunidades no melhoramento e resposta às suas necessidades biopsicossociais.

Mas, esta é uma definição do perfil do Técnico de Apoio Psicossocial, para além deste conceito “robot”, que se aplica também a tantas outras áreas/profissões existe algo mais… um Técnico de Apoio Psicossocial deve ser antes de tudo um ser humano disponível para cuidar do outro! Um cidadão que consiga agrupar o que de melhor tem o Homem, o que de melhor a educação nos oferece, desde a coerência, a comunicação, o sentido de responsabilidade e confidencialidade, autonomia até ser um bom mediador...

Este profissional faz parte da vida de algumas pessoas, já algum tempo.

A autenticidade educa-se porque a vontade educa-se. O homem é um ser inacabado, um animal de hábitos que podem e devem ser regulados/educados. Pelo hábito de pensar a acção adquirimos virtudes: hábito de pensar antes de agir pressupõe uma disposição estável, sólida, oferece segurança pessoal e social. Procuramos educar os nossos hábitos segundo: 1 – Prudência/Tolerância; 2 – Fortaleza/Determinação; 3 – Temperança/Carácter.

A área de intervenção prioritária que nos motiva é visível no contexto social em que estamos inseridos (ler relatórios sociais de Arcos de Valdevez): a sociedade é criadora de DESIGUALDADES, portanto, trata-se de DIMINUIR essa condição e promover a INCLUSÃO SOCIAL e a REABILITAÇÃO SOCIAL.

Assim trata-se de priorizar: acção social e o impacto que a escola/formação devem ter para operar transformações sociais {abordagem comunitária que parte da dimensão jurídico-política: reconhecimento dos direitos e deveres do cidadão (questão da legitimidade e da legalidade)}.

E este é apenas um testemunho do crescimento pessoal e social que a escola potencia nos jovens… a formação profissional determina muito a nossa personalidade, os objectivos, as ambições que desejamos… ajuda-nos a traçar hipótese de futuro, abre horizontes pelo esclarecimento e pela capacidade operativa (trabalho qualificado). E o Técnico de Apoio Psicossocial dá uma resposta perante esta sociedade em existimos, geradora de desigualdades, baseada em preconceitos sobre a doença mental, com medo de assumir as exigências do envelhecimento demográfico, cheia de imagens “fabricadas” e ainda com personalidades retraídas, incapazes de sentir e pensar.

Portanto, os nossos alunos iniciaram a sua formação nesta escola em 20101 e desenvolveram projetos, aprenderam fazendo; hoje partilham uma formação que os orienta para a aproximação da vida ativa. Trata-se de criar neste espaço uma plataforma de apoio aos alunos, de diálogo e simultaneamente de divulgação dos trabalhos em curso. Neste momento, todos devemos concentrar sinergias para realizar os objetivos da PAP (projeto de aptidão profissional), e concluir  a nossa formação com qualidade, compete-nos, então:

1.      Desenvolver o projeto conducente à PAP com o máximo rigor e objectividade.

2.      Aprofundar conhecimentos relativos às áreas prioritárias do trabalho social: animação sociocultural e socioeducativa, prestação de cuidados de saúde (física e mental) e acção social.

3.      Definir estratégias e meios para alcançar eficácia operativa humanizando serviços sociais.

4.      Desenvolver iniciativas individuais e/ou colectivas que garantam autonomia, integração social e acesso a oportunidades às populações mais desfavorecidas.

5.      Promover a consciencialização de valores colectivos que garantam maior coesão social e mudanças de comportamento (diminuição de desigualdades e maximização do prazer de viver a vida segundo estilo saudável/hábitos sustentáveis).

6.      Divulgar competências adquiridas pelos alunos do curso profissional de técnico de apoio psicossocial.

 

A coordenação, Tiago Silva e José Barros