quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Caros leitores,
Vamos continuar com as orientações de projetos PAP: a sugestão de hoje leva-nos a explorar a mensagem do documentário HOME, uma importante prova da necessidade de preservar o equilíbrio ecológico e orgânico que tem sido destabilizado pelo efeito transformador da ação humana.
Os conteúdos lecionados deste curso psicossocial levam-nos a relacionar a questão da saúde mental com o tema dos fundamentos orgânicos e fisiológicos do comportamento inteligente. Assim, este tema possível deve girar em torno dos conceitos de EVOLUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, VIDA, SAÚDE, EQUILÍBRIO, SAÚDE MENTAL.

 
Resumo retirado do youtube:
O mundo é a nossa casa. Um documentário extraordinário, produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand no ano de 2009.
Link lista de reprodução completa:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=9088342C3F9E8FCB

Inteiramente composto de imagens aéreas de vários lugares da Terra.
Foi filmado em vários estágios devido à extensão das áreas retratadas. Levando cerca de 18 meses para ser completado, o director Yann Arthus-Bertrand, um operador de câmera, um engenheiro de câmera e um piloto voaram em um pequeno helicóptero através de várias regiões em cerca de 50 países.

A filmagem foi feita utilizando câmera Cineflex de alta definição suspensas em uma esfera giratória estabilizada, montada na base do helicóptero. Essas câmeras, originalmente fabricadas para artilharia, reduzem as vibrações ajudando a capturar imagens suaves.
Após toda a filmagem ter sido completada, a equipe tinha cerca de 488 horas de filmagem para editar.
Detalhe,é totalmente gratuito e sem lucros comerciais.

Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 biliões de anos de evolução.
O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo.

"Por uma leitura humanista da psicopatologia: o homem dividido" - Deixo-vos os dois primeiros capítulos deste documentário. Boas leituras.