sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

II baile de Carnaval Sénior, 06/02 (4ª feira), Azenha Bar, às 14h30

Aqui vai um convite para vos alegrar, pois não pensem que só vos damos trabalho "duro" ou "teorias". A equipa de projetos do VeZfuturo enviou-me um email que vos reporto aqui, penso que temos condições para participar.

Equipa de Projetos Sociais
Boa tarde Professor Tiago,

À semelhança do ano transato vamos levar a cabo o II Baile de Carnaval Sénior, que terá lugar na Discoteca "Azenha Bar", no dia 6 de Fevereiro às 14h30.
Neste seguimento, convidamos os alunos do curso de Aconselhamento Psicossocial a participar no referido evento. Propomos que venham trajados a rigor, para uma verdadeira festa carnavalesca.

Agradeciamos confirmação da vossa presença, com o respectivo número de pessoas que pretendem participar, até dia 4 de Fevereiro. Sendo que, no fim da festa serviremos o lanche, prevendo a finalização do evento para as 17h.

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional,

Saudações Carnavalescas,

Nota: Pedimos que nos enviem a confirmação de receção do e-mail.
Anexo: Cartaz


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Equipa de Projetos Sociais
Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez
Edíficio Vilagerações - Quinta do Paraíso
4970 - 748 Arcos de Valdevez
Tlf. 258 510 110 Fax: 258 510 119
Email: psociais@scmav.pt
 
 
Boa tarde leitores e amigos.
Vou postar um auxiliar precioso para os nosso alunos do curso psicossocial.
Deixo hoje um documento que servirá de guião para escrever o plano de projeto da PAP. É um documento muito importante. Posso entregar-vos este documento pessoalmente, nas aulas ou no executivo, ou se quiserem enviar-vos-ei uma cópia por email. E porquê?
Porque todos os alunos têm de escrever o seu próprio projeto a partir deste documento.
Naturalmente que eu vos ajudarei nos próximos passos ok. E todo o texto escrito até agora neste exemplo é meu e serve apenas de exemplo do que será o nosso trabalho individual de orientação.

Uma novidade, abriram-se hoje, durante o dia, 2 novas possibilidades de FCT, estejam atentos: uma oportunidade para trabalhar temas de psicopatologia (alcoolismo, toxicodependências, demência, alzheimer e esquizofrenia) com a enfermeira Graça que nos visitou na escola; e uma outra possibilidade junto do sr. José Mokuna, que é um artista da nossa terra, acompanhando os seus trabalhos artisticos/plásticos na oficina de artes (expressão plástica). Estas duas possibildades estão a ser planificadas. Esperamos interesse da vossa parte. 


Anexo:

 

Plano de Projeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP)

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial (12º     )

Ano Letivo  2012/2013

 

Tendo em conta o disposto no ponto 6.1. do artigo 6º do Regulamento da Prova de Aptidão Profissional do Agrupamento, compete ao aluno formando abaixo identificado a concretização do projeto conducente à PAP através do cumprimento dos três momentos previstos no ponto 5.2. do artigo 5º do mesmo regulamento.

     

A) Identificação do Aluno/Formando e do Professor orientador/Acompanhante

Aluno: <<Nome do Aluno>>
 
Orientador: <<Nome do Orientador>>
 

 

 

B) Tema do projeto conducente à PAP

Tema: <<Tema da PAP>>
 
Descrição sumária:
A realização de projetos associados a políticas sociais responde à NECESSIDADE DE CUIDAR DOS OUTROS. A ideologia ou finalidade subjacente a qualquer projecto PAP neste curso de trabalho social é a de despertar nos jovens uma consciência responsável capaz de valorizar a justiça como igualdade. Desejar transformar a sociedade através da prestação de cuidados aqueles que sofrem de discriminação ou por incapacidades é um bem para a civilização que somos.
A IGUALDADE é um VALOR, uma ESCOLHA. Partimos de um horizonte teórico bem claro: Segundo Platão e Aristóteles - a virtude do “igual” – reguladora da convivência social, possibilita a diminuição das formas de discriminação. Desde a época clássica que há uma associação entre Justiça e Igualdade: a Justiça é DISTRIBUTIVA, COMULATIVA E LEGAL ( LEGALIDADE: cumprimento de leis; promoção do bem comum; obediência à lei). A análise breve da Justiça distributiva releva em – Honras, Dinheiro, qualquer coisa que se reparta; benefícios e riquezas em função do MÉRITO E DIGNIDADE. Ora, a DISTRIBUIÇÃO DEVE SER EQUITATIVA com base no CRITÉRIO DA IGUALDADE PROPORCIONAL. É importante desejar que, Portugal se edifique segundo um REGIME POLÍTICO JUSTO – uma sociedade ativa em que todos recebem ou possuem o mesmo, mas em que todos são proporcionais. O que tem mais “mérito” deve ter mais a receber. A ideia de igualdade proporcional visa estabelecer uma ORDEM SOCIAL JUSTA. Mas, há contextos históricos que agravam as desigualdades sociais. As acções humanas deixam consequências nas nossas vidas, e porque temos de escolher, mostramo-nos pela PRÁXIS – CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA. De modo geral todos concordamos em pensar que o BEM próprio do homem é o bem viver, bem agir, felicidade. A virtude e a cidadania provêm dos atos voluntários e intencionais, logo ponderados.
 
A AUTENTICIDADE EDUCA-SE – PORQUE A VONTADE EDUCA-SE. O HOMEM É UM SER INACABADO, UM ANIMAL DE HÁBITOS QUE PODEM E DEVEM SER EDUCADOS/CONTROLADOS. Pelo hábito de pensar a acção adquirimos virtudes: HÁBITO DE PENSAR PARA AGIR – PRESSUPÕE UMA DISPOSIÇÃO ESTÁVEL/SÓLIDA. Procuramos educar os nossos hábitos segundo: 1 – Prudência/Tolerância; 2 – Fortaleza/Determinação; 3 – Temperança/Carácter.
A área de intervenção prioritárias que nos envolve, o nosso contexto social está plasmado nos relatórios sociais de Arcos de Valdevez - assim trata-se de priorizar: acção social e o impacto que a escola/formação devem ter para operar transformações {abordagem comunitária que parte da dimensão jurídico-política: reconhecimento dos direitos e deveres do cidadão (questão da legalidade)}. A sociedade é criadora de DESIGUALDADES, portanto, trata-se de DIMINUIR essa condição e promover a INCLUSÃO SOCIAL e a REABILITAÇÃO SOCIAL.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

C) Descrição do Projeto

C1) Objetivos a atingir:
§  Desenvolver o projeto conducente à PAP com o máximo rigor e objectividade.
§  Aprofundar conhecimentos relativos às áreas prioritárias do trabalho social: animação sociocultural e socioeducativa, prestação de cuidados de saúde (física e mental) e acção social.
§  Definir estratégias e meios para alcançar eficácia operativa humanizando serviços sociais.
§  Desenvolver iniciativas individuais e/ou colectivas que garantam autonomia, integração social e acesso a oportunidades às populações mais desfavorecidas.
§  Promover a consciencialização de valores colectivos que garantam maior coesão social e mudanças de comportamento (diminuição de desigualdades e maximização do prazer de viver a vida segundo estilo saudável/hábitos sustentáveis).
§  Divulgar competências adquiridas pelos alunos do curso profissional de técnico de apoio psicossocial.
 


C) Descrição do Projeto  (cont.)

C2) Atividades a desenvolver[1]:
 
1º Momento – conceção do projeto
 
§  Definir e apresentar o Plano de Projeto. (o plano do projecto está plasmado no próprio cronograma do curso, a definição da metodologia de projecto desde o início da formação condicionou/potenciou as escolhas e a divulgação dos temas possíveis; essas escolhas deram-se dentro da leccionação das disciplinas científicas estruturantes e da área técnica). Deste modo há uma valorização da qualidade e do empenho dos alunos que realizaram as actividades e uma orientação comportamental, aprendemos fazendo, aprendemos valorizando o processo e não o produto final, por tentativa e erro, modelamos opções.
§  A génese da PAP está na própria definição dos projectos artísticos realizados ao longo do curso: era fundamental realizar intervenções sociais da responsabilidade dos alunos que respondessem à NECESSIDADE DE CUIDAR DOS OUTROS – as nossas escolhas são fundamentadas nesse valor. Por opção da coordenação do curso (professores José Barros e Tiago Silva), e em harmonia com as decisões de todos os docentes e formadores que trabalharam nesta formação, o processo de construção de cada PAP teve 3 momentos: saiu dos papéis desenvolvidos pelos alunos nos projectos artísticos, nas escolhas realizadas no plano de FCT e, também, da capacidade de auto compreensão dos alunos relativa à formação que desenvolveram, às transformações que sofreram e escolheram enquanto formandos.
 
2º Momento – desenvolvimento do projeto
§  Ano lectivo 2011/12 – As sugestões/opções para lançamento do trajecto individual de PAP partiram de uma estratégia de trabalho inicial colectivo. A dinâmica de projecto realizada no 11º ano permitiu aos alunos experimentar um trajecto comum baseado num método de aprendizagem por modelação, decisões partilhadas e reforço dos níveis de confiança no grupo (aprendizagem social conducente à realização de teatro musical pela construção de oficinas de expressão artística – canto e música, dança contemporânea, dramaturgia e expressão plástica) 
§  Ano lectivo de 2012/13 – materialização do corpo teórico do projecto individual. Só em 2012/13 o trajeto PAP se individualizou.
 
 
 
3º Momento – relatório final
§  Elaborar o relatório final.
§  Preparar a defesa do Projeto juntamente com o orientador.
§  Apresentação do Projeto.   
 
C3) Requisitos:
As Tecnologias utilizadas serão
 
 
C4) Disciplinas a envolver:
Psicopatologia Geral
Área de Expressões
Animação Sociocultural
Comunidade e Intervenção Social
Psicologia
Sociologia
Português
Área de Integração

 

D) Proposta do local de desenvolvimento da PAP

 
Local:
 
 
 

 


E) Parecer do Professor Orientador/Acompanhante da PAP

 
 
 
 
 

 

Data de apresentação do Plano de Projeto: ______/______/______

 

Assinatura do aluno/formando:                         ________________________________________________________

 

Parecer do Diretor de Curso:                                                                                                                               

                                                                                                                                                           

                                                             

 

Data: ______/______/______

 

     Visto pelo Diretor de Curso

_________________________________

    (Tiago Alexandre Dias dos Santos Silva )

 

Homologação do Diretor do Agrupamento:

____________________________________

____________________________________

____________________________________

 

                                                                             O Diretor

                                                          ______________________________

                                                                      (Carlos Alberto Ribeiro da Costa)                                



[1] Ver Cronograma em anexo. Simbologia utilizada:     1º momento
                                                                                              2º momento
                                                                                              3º momento