Bom dia leitores, hoje postamos um excerto do guião de projetos PAP definido pela escola e a partir do qual faremos os nossos registos, é preciso esvrever sobre os temas e as vossas ambições. Ao longo dos próximos dois meses trabalharemos na compreensão e redação destas matérias. Toda a vossa atenção neste momento deve centrar-se no ponto C) Descrição do Projeto. Boas leituras e criatividade.
C) Descrição do Projeto (cont.)
C2) Atividades a desenvolver[1]:
1º Momento – conceção do projeto
§ Definir e apresentar o Plano de Projeto. (o plano do projecto está
plasmado no próprio cronograma do curso, a definição da metodologia de projecto
desde o início da formação condicionou/potenciou as escolhas e a divulgação dos
temas possíveis; essas escolhas deram-se dentro da leccionação das disciplinas
científicas estruturantes e da área técnica). Deste modo há uma valorização da
qualidade e do empenho dos alunos que realizaram as actividades e uma
orientação comportamental, aprendemos fazendo, aprendemos valorizando o
processo e não o produto final, por tentativa e erro, modelamos opções.
§ A génese da PAP está na própria definição dos projectos artísticos
realizados ao longo do curso: era fundamental realizar intervenções sociais da
responsabilidade dos alunos que respondessem à NECESSIDADE DE CUIDAR DOS OUTROS – as nossas escolhas são
fundamentadas nesse valor. Por opção da coordenação do curso (professores José
Barros e Tiago Silva), e em harmonia com as decisões de todos os docentes e
formadores que trabalharam nesta formação, o processo de construção de cada PAP
teve 3 momentos: saiu dos papéis desenvolvidos pelos alunos nos projectos
artísticos, nas escolhas realizadas no plano de FCT e, também, da capacidade de
auto compreensão dos alunos relativa à formação que desenvolveram, às
transformações que sofreram e escolheram enquanto formandos.
2º Momento – desenvolvimento do projeto
§
Ano lectivo 2011/12 – As sugestões/opções para
lançamento do trajecto individual de PAP partiram de uma
estratégia de trabalho inicial colectivo. A dinâmica de projecto realizada no
11º ano permitiu aos alunos experimentar um trajecto comum baseado num método
de aprendizagem por modelação, decisões partilhadas e reforço dos níveis de
confiança no grupo (aprendizagem social conducente à realização de teatro
musical pela construção de oficinas de expressão artística – canto e música,
dança contemporânea, dramaturgia e expressão plástica)
§ Ano lectivo de 2012/13 –
materialização do corpo teórico do projecto individual. Só em 2012/13 o trajeto
PAP se individualizou.
3º Momento – relatório final
§ Elaborar o relatório final.
§ Preparar a defesa do Projeto
juntamente com o orientador.
§ Apresentação do Projeto.