quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

É preciso escrever! Pela criatividade justificamos as escolhas dos temas.


Bom dia leitores, hoje postamos um excerto do guião de projetos PAP definido pela escola e a partir do qual faremos os nossos registos, é preciso esvrever sobre os temas e as vossas ambições. Ao longo dos próximos dois meses trabalharemos na compreensão e redação destas matérias. Toda a vossa atenção neste momento deve centrar-se no ponto C) Descrição do Projeto. Boas leituras e criatividade.

C) Descrição do Projeto  (cont.)

C2) Atividades a desenvolver[1]:
 
1º Momento – conceção do projeto
 
§  Definir e apresentar o Plano de Projeto. (o plano do projecto está plasmado no próprio cronograma do curso, a definição da metodologia de projecto desde o início da formação condicionou/potenciou as escolhas e a divulgação dos temas possíveis; essas escolhas deram-se dentro da leccionação das disciplinas científicas estruturantes e da área técnica). Deste modo há uma valorização da qualidade e do empenho dos alunos que realizaram as actividades e uma orientação comportamental, aprendemos fazendo, aprendemos valorizando o processo e não o produto final, por tentativa e erro, modelamos opções.
§  A génese da PAP está na própria definição dos projectos artísticos realizados ao longo do curso: era fundamental realizar intervenções sociais da responsabilidade dos alunos que respondessem à NECESSIDADE DE CUIDAR DOS OUTROS – as nossas escolhas são fundamentadas nesse valor. Por opção da coordenação do curso (professores José Barros e Tiago Silva), e em harmonia com as decisões de todos os docentes e formadores que trabalharam nesta formação, o processo de construção de cada PAP teve 3 momentos: saiu dos papéis desenvolvidos pelos alunos nos projectos artísticos, nas escolhas realizadas no plano de FCT e, também, da capacidade de auto compreensão dos alunos relativa à formação que desenvolveram, às transformações que sofreram e escolheram enquanto formandos.
 
2º Momento – desenvolvimento do projeto
§  Ano lectivo 2011/12 – As sugestões/opções para lançamento do trajecto individual de PAP partiram de uma estratégia de trabalho inicial colectivo. A dinâmica de projecto realizada no 11º ano permitiu aos alunos experimentar um trajecto comum baseado num método de aprendizagem por modelação, decisões partilhadas e reforço dos níveis de confiança no grupo (aprendizagem social conducente à realização de teatro musical pela construção de oficinas de expressão artística – canto e música, dança contemporânea, dramaturgia e expressão plástica) 
§  Ano lectivo de 2012/13 – materialização do corpo teórico do projecto individual. Só em 2012/13 o trajeto PAP se individualizou.
 
 
 
3º Momento – relatório final
§  Elaborar o relatório final.
§  Preparar a defesa do Projeto juntamente com o orientador.
§  Apresentação do Projeto.   



[1] Ver Cronograma em anexo. Simbologia utilizada:     1º momento
                                                                                              2º momento
                                                                                              3º momento