quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

É preciso escrever! Pela criatividade justificamos as escolhas dos temas.


Bom dia leitores, hoje postamos um excerto do guião de projetos PAP definido pela escola e a partir do qual faremos os nossos registos, é preciso esvrever sobre os temas e as vossas ambições. Ao longo dos próximos dois meses trabalharemos na compreensão e redação destas matérias. Toda a vossa atenção neste momento deve centrar-se no ponto C) Descrição do Projeto. Boas leituras e criatividade.

C) Descrição do Projeto  (cont.)

C2) Atividades a desenvolver[1]:
 
1º Momento – conceção do projeto
 
§  Definir e apresentar o Plano de Projeto. (o plano do projecto está plasmado no próprio cronograma do curso, a definição da metodologia de projecto desde o início da formação condicionou/potenciou as escolhas e a divulgação dos temas possíveis; essas escolhas deram-se dentro da leccionação das disciplinas científicas estruturantes e da área técnica). Deste modo há uma valorização da qualidade e do empenho dos alunos que realizaram as actividades e uma orientação comportamental, aprendemos fazendo, aprendemos valorizando o processo e não o produto final, por tentativa e erro, modelamos opções.
§  A génese da PAP está na própria definição dos projectos artísticos realizados ao longo do curso: era fundamental realizar intervenções sociais da responsabilidade dos alunos que respondessem à NECESSIDADE DE CUIDAR DOS OUTROS – as nossas escolhas são fundamentadas nesse valor. Por opção da coordenação do curso (professores José Barros e Tiago Silva), e em harmonia com as decisões de todos os docentes e formadores que trabalharam nesta formação, o processo de construção de cada PAP teve 3 momentos: saiu dos papéis desenvolvidos pelos alunos nos projectos artísticos, nas escolhas realizadas no plano de FCT e, também, da capacidade de auto compreensão dos alunos relativa à formação que desenvolveram, às transformações que sofreram e escolheram enquanto formandos.
 
2º Momento – desenvolvimento do projeto
§  Ano lectivo 2011/12 – As sugestões/opções para lançamento do trajecto individual de PAP partiram de uma estratégia de trabalho inicial colectivo. A dinâmica de projecto realizada no 11º ano permitiu aos alunos experimentar um trajecto comum baseado num método de aprendizagem por modelação, decisões partilhadas e reforço dos níveis de confiança no grupo (aprendizagem social conducente à realização de teatro musical pela construção de oficinas de expressão artística – canto e música, dança contemporânea, dramaturgia e expressão plástica) 
§  Ano lectivo de 2012/13 – materialização do corpo teórico do projecto individual. Só em 2012/13 o trajeto PAP se individualizou.
 
 
 
3º Momento – relatório final
§  Elaborar o relatório final.
§  Preparar a defesa do Projeto juntamente com o orientador.
§  Apresentação do Projeto.   



[1] Ver Cronograma em anexo. Simbologia utilizada:     1º momento
                                                                                              2º momento
                                                                                              3º momento

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mensagem de boas vindas


Boas vindas…

Bem vindos leitores!

Este espaço é criado para divulgar as iniciativas da equipa de coordenação pedagógica do curso profissional de técnico de apoio psicossocial lecionado no Agrupamento de Escolas de Valdevez, da responsabilidade dos professores Tiago Silva e José Barros.

Começamos por perguntar, quem é o técnico de apoio psicossocial? Qual a sua importância no contexto do trabalho de acção social?

O Técnico de Apoio Psicossocial é um profissional qualificado apto a promover, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária. O ´TAP - técnico de apoio psicossocial - é um técnico profissional adequado para auxiliar os indivíduos/comunidades no melhoramento e resposta às suas necessidades biopsicossociais.

Mas, esta é uma definição do perfil do Técnico de Apoio Psicossocial, para além deste conceito “robot”, que se aplica também a tantas outras áreas/profissões existe algo mais… um Técnico de Apoio Psicossocial deve ser antes de tudo um ser humano disponível para cuidar do outro! Um cidadão que consiga agrupar o que de melhor tem o Homem, o que de melhor a educação nos oferece, desde a coerência, a comunicação, o sentido de responsabilidade e confidencialidade, autonomia até ser um bom mediador...

Este profissional faz parte da vida de algumas pessoas, já algum tempo.

A autenticidade educa-se porque a vontade educa-se. O homem é um ser inacabado, um animal de hábitos que podem e devem ser regulados/educados. Pelo hábito de pensar a acção adquirimos virtudes: hábito de pensar antes de agir pressupõe uma disposição estável, sólida, oferece segurança pessoal e social. Procuramos educar os nossos hábitos segundo: 1 – Prudência/Tolerância; 2 – Fortaleza/Determinação; 3 – Temperança/Carácter.

A área de intervenção prioritária que nos motiva é visível no contexto social em que estamos inseridos (ler relatórios sociais de Arcos de Valdevez): a sociedade é criadora de DESIGUALDADES, portanto, trata-se de DIMINUIR essa condição e promover a INCLUSÃO SOCIAL e a REABILITAÇÃO SOCIAL.

Assim trata-se de priorizar: acção social e o impacto que a escola/formação devem ter para operar transformações sociais {abordagem comunitária que parte da dimensão jurídico-política: reconhecimento dos direitos e deveres do cidadão (questão da legitimidade e da legalidade)}.

E este é apenas um testemunho do crescimento pessoal e social que a escola potencia nos jovens… a formação profissional determina muito a nossa personalidade, os objectivos, as ambições que desejamos… ajuda-nos a traçar hipótese de futuro, abre horizontes pelo esclarecimento e pela capacidade operativa (trabalho qualificado). E o Técnico de Apoio Psicossocial dá uma resposta perante esta sociedade em existimos, geradora de desigualdades, baseada em preconceitos sobre a doença mental, com medo de assumir as exigências do envelhecimento demográfico, cheia de imagens “fabricadas” e ainda com personalidades retraídas, incapazes de sentir e pensar.

Portanto, os nossos alunos iniciaram a sua formação nesta escola em 20101 e desenvolveram projetos, aprenderam fazendo; hoje partilham uma formação que os orienta para a aproximação da vida ativa. Trata-se de criar neste espaço uma plataforma de apoio aos alunos, de diálogo e simultaneamente de divulgação dos trabalhos em curso. Neste momento, todos devemos concentrar sinergias para realizar os objetivos da PAP (projeto de aptidão profissional), e concluir  a nossa formação com qualidade, compete-nos, então:

1.      Desenvolver o projeto conducente à PAP com o máximo rigor e objectividade.

2.      Aprofundar conhecimentos relativos às áreas prioritárias do trabalho social: animação sociocultural e socioeducativa, prestação de cuidados de saúde (física e mental) e acção social.

3.      Definir estratégias e meios para alcançar eficácia operativa humanizando serviços sociais.

4.      Desenvolver iniciativas individuais e/ou colectivas que garantam autonomia, integração social e acesso a oportunidades às populações mais desfavorecidas.

5.      Promover a consciencialização de valores colectivos que garantam maior coesão social e mudanças de comportamento (diminuição de desigualdades e maximização do prazer de viver a vida segundo estilo saudável/hábitos sustentáveis).

6.      Divulgar competências adquiridas pelos alunos do curso profissional de técnico de apoio psicossocial.

 

A coordenação, Tiago Silva e José Barros